O Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, é de vital importância para a construção e aperfeiçoamento de um profissional que deseja aprimorar os seus conhecimentos, estes acoplados ao avanço tecnológico. Neste sentido, a tarefa avançando na prática, proporcionou o aprimoramento daquilo que já realizo com o meu alunado, pois os elementos tecnológicos não é algo distante da minha realidade e, sim tento atrelar o conteúdo às múltiplas possibilidades de recursos que a escola disponibiliza.
Sob esta ótica, eu enquanto professora de Língua Portuguesa, faço planejamento das minhas aulas não somente arraigadas no espaço de sala de aula e, sim tento articular os vários espaços da escola e o laboratório de informática é um deles. Percebo, ao levar os educandos para o ambiente digital, que eles sentem-se motivados para descobrir as multiplicidades do computador, muitos deles não sabem manuseá-lo, enquanto outros, já apresentam habilidades.
É importante voltarmos o nosso olhar para a realidade que nos cerca, o discente precisa ter contato com aquilo que será exigido dele futuramente. E hoje, nós sabemos que as habilidades para lidar com o computador é uma ferramenta imprescindível exigida pela sociedade. Então, quando eu levo os meus discentes para o laboratório, ao mesmo tempo em que ensino língua portuguesa, também faço a mediação de como o educando vai manusear o computador.
Neste sentido, no curso Tecnologias na Educação, fomos instruídos a utilizar os recursos tecnológicos interligados ao conteúdo que seria ministrado em sala de aula. Desse modo, planejei a minha aula sobre “provérbios” para os educandos do 8º ano, onde inicialmente fiz a explanação do conteúdo. Em seguida, fomos para o laboratório de informática, em que cada equipe de educandos produziu um mini-dicionário de provérbios. A partir das seguintes etapas: 1) Inicialmente, pesquisaram 200 provérbios na internet; 2) Por conseguinte, os próprios educandos criaram significados para os provérbios pesquisados, isto é, interpretaram cada adágio que iria fazer parte do mini-dicionário; 3) Em seguida, salvaram em um documento e começaram a montar o mini-dicionário no próprio computador; 4) Salvaram o documento numa pasta; 5) Por fim, veio o processo de impressão dos mini-dicionários.
No transcurso das aulas, foi possível observar a motivação dos educandos durante a pesquisa sobre provérbios. A cada provérbio encontrado era uma descoberta e consequentemente, a construção do significado do provérbio ganhou um novo brilho entre os componentes dos grupos.
O resultado desse trabalho foi muito relevante para os educandos, pois conseguiram elaborar um mini-dicionário de provérbios, fazendo uso das inovações que os avanços tecnológicos nos possibilita. Além disso, ainda exercitaram a leitura e a escrita.
Portanto, é notável que a presença dos elementos tecnológicos na sociedade vem transmudando a maneira dos indivíduos se comunicarem, se relacionarem e construírem conhecimentos. Nesse bojo, somos hoje, praticamente ladeados pelas novas tecnologias e não podemos somente observar os recursos tecnológicos de longe e, sim imergir nesse universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário