sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Avançando na prática: utilização de recursos tecnológicos no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa

O Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, é de vital importância para a construção e aperfeiçoamento de um profissional que deseja aprimorar os seus conhecimentos, estes acoplados ao avanço tecnológico. Neste sentido, a tarefa avançando na prática, proporcionou o aprimoramento daquilo que já realizo com o meu alunado, pois os elementos tecnológicos não é algo distante da minha realidade e, sim tento atrelar o conteúdo às múltiplas possibilidades de recursos que a escola disponibiliza.

Sob esta ótica, eu enquanto professora de Língua Portuguesa, faço planejamento das minhas aulas não somente arraigadas no espaço de sala de aula e, sim tento articular os vários espaços da escola e o laboratório de informática é um deles. Percebo, ao levar os educandos para o ambiente digital, que eles sentem-se motivados para descobrir as multiplicidades do computador, muitos deles não sabem manuseá-lo, enquanto outros, já apresentam habilidades.

É importante voltarmos o nosso olhar para a realidade que nos cerca, o discente precisa ter contato com aquilo que será exigido dele futuramente. E hoje, nós sabemos que as habilidades para lidar com o computador é uma ferramenta imprescindível exigida pela sociedade. Então, quando eu levo os meus discentes para o laboratório, ao mesmo tempo em que ensino língua portuguesa, também faço a mediação de como o educando vai manusear o computador.

Neste sentido, no curso Tecnologias na Educação, fomos instruídos a utilizar os recursos tecnológicos interligados ao conteúdo que seria ministrado em sala de aula. Desse modo, planejei a minha aula sobre “provérbios” para os educandos do 8º ano, onde inicialmente fiz a explanação do conteúdo. Em seguida, fomos para o laboratório de informática, em que cada equipe de educandos produziu um mini-dicionário de provérbios. A partir das seguintes etapas: 1) Inicialmente, pesquisaram 200 provérbios na internet; 2) Por conseguinte, os próprios educandos criaram significados para os provérbios pesquisados, isto é, interpretaram cada adágio que iria fazer parte do mini-dicionário; 3) Em seguida, salvaram em um documento e começaram a montar o mini-dicionário no próprio computador; 4) Salvaram o documento numa pasta; 5) Por fim, veio o processo de impressão dos mini-dicionários.

No transcurso das aulas, foi possível observar a motivação dos educandos durante a pesquisa sobre provérbios. A cada provérbio encontrado era uma descoberta e consequentemente, a construção do significado do provérbio ganhou um novo brilho entre os componentes dos grupos.

O resultado desse trabalho foi muito relevante para os educandos, pois conseguiram elaborar um mini-dicionário de provérbios, fazendo uso das inovações que os avanços tecnológicos nos possibilita. Além disso, ainda exercitaram a leitura e a escrita.

Portanto, é notável que a presença dos elementos tecnológicos na sociedade vem transmudando a maneira dos indivíduos se comunicarem, se relacionarem e construírem conhecimentos. Nesse bojo, somos hoje, praticamente ladeados pelas novas tecnologias e não podemos somente observar os recursos tecnológicos de longe e, sim imergir nesse universo.

Professora de Língua Portuguesa: Élida Teles

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Será que ainda existe amor? Não. O encanto desvaneceu!


Penso!
O amor não mais existe no meu ser.
Tenho apenas uma mera lembrança do que passou
E hoje relembrando momentos passados vejo que não mais te amo.

Amar? O que é esse sentimento? Será que algum dia consegui amar alguém?
Com essas indagações começo a pintar o quadro do meu próprio ser.
Vejo apenas meras ilustrações de momentos ínfimos que um dia pensei que fossem os melhores da minha vida!

Andando pelas ruas tentando decifrar o motivo da minha solidão
Encontro uma bela borboleta, sua cor lilás resplandecia o meu olhar.
Era fascinante!
Ela parecia me olhar e já saber todo o meu mal
Toda melancolia que penetrava o meu interior.

Começou a ir de um lado para outro, percebi que queria dizer algo
Passei a observar cada movimento ondulante que fazia.
E cada vez mais intensificava a oscilação.

Ela abruptamente parou. Olhou-me e voou.
Penso, com todo aquele movimento do seu corpo ela me dizia
Para quê tanta tristeza, se a vida é tão bela e merece ser festejada a cada instante!
Compreendi a grandeza da sua atitude, ela estava dançando o tempo todo.
Sua vontade era me fazer enxergar não as tolices da vida e, sim a nobreza de existir plenamente, sem se preocupar com o que passou ou o que será.

Essa lição eu devo a bela borboleta que passou pela minha vida
Num curto espaço de tempo, mas o seu ensino foi intenso!
Olho ao horizonte tentando novamente encontrá-la, mas não vejo nem sinal dela. Foi embora e levou consigo a impressão de que os seres humanos são seres frágeis e que conseguem se iludir com tantas bobagens!

Com a presença da borboleta decifrei o código que estava a me perturbar
Eu não o amo, ele foi apenas uma dessas bobagens que a vida insistiu em mostrar...
O amor desbotou, agora é como um vestido velho que possui apenas o modelo e a sua cor desfalecida. É assim que consigo comparar o que restou, pois ainda tenho as lembranças de que um dia você existiu na minha vida, mas o seu valor se desvaneceu com o tempo.

O encanto se desvaneceu...
O amor se perdeu
E eu no ensinamento lilás da vida
Vejo a flor brotando a cada instante no meu ser!


Autora: Elida Teles


...momentos de desassossegos... rsrsrs



TEXTO ELABORADO PELO MEU ALUNO EMERSON




Neste dia tão maravilhoso, optamos por homenagear a professora Elida Teles, devido sua pequena estatura; grande és o teu coração para com todos, e se ele estiver com as portas fechadas, eu nem ligo, pois eu pularei a janela só para entrar nele.
Mil palavras, mil pensamentos, mil prazeres, mil destinos, nada disto chega aos teus pés porque tu és uma guerreira pra valer, não é qualquer coisa que anda te assustando, precisa ser uma coisa grave, pois então ela vai até o fim.
Além de ser nossa professora, é nossa amiga, companheira, nos ensina a viver melhor dentro da sociedade brasileira, a sermos pessoas de bem, tem acima de tudo um bom caráter, nos ensina o que é correto e o que é bom de se aprender; nos corrige naquelas pequenas falhas que cometemos com o nosso próximo.
Quando fazemos algo de errado é ela que está ao nosso lado para nos aconselhar e não é que ela consegue mesmo, também com essas lindas e doces palavras que saem de sua boca, não tem quem não se alegre, só esse sorrisinho já encanta qualquer um que estiver em sua frente.
És tu uma deusa maravilhosa, sabemos que é há pouco tempo que você estar na escola, mas já encontrou diversos amigos (as) é querida por todos nós, neste pequeno período já deu para perceber que tu és grande sentimentalmente para com os seus alunos.
Obrigado, por você ser nossa professora, por ter entrado em nossa vida e fazer parte do nosso futuro, também obrigado pelas broncas que nos deu, pois só hoje estamos percebendo o quanto ela serve e serviu para nós.
Obrigado por existir Elida teles!

Autor: Emerson (educando da Escola Madre Adelgundes Becker)


O educando que você é, faz toda a diferença!


Abraços!





Horizonte vitral




No amanhecer revisito a ilha de sonhos perdidos e mergulho na imensidão de lembranças que se ondulam no tic tac do relógio.
Um passado tão vivo, tão impregnado no meu ser que nem parece que já se foi. Agora, num voraz desejo de deslembrar trilhas outrora, paro e compreendo que essas marcas serão eternas, mas nem por isso serão existenciais.
Relembro e escrevo a trilogia que permeou abruptamente a minha vivência, levando-me ao total desassossego de ser apenas uma canção ínfima.
Não posso fugir do sentimento de rancor que foi infiltrado no meu coração.
A lágrima que um dia rolou pelo meu rosto, já não mais cai, pois todos os meus sentimentos foram blindados a seres inadaptados ao amor.
A felicidade consiste em cada novo experimento que a vida proporciona.
As lembranças sempre irão existir, mas não numa esfera nostálgica e, sim, posso reter os momentos ruins como um aprendizado e, consequentemente evitar os mesmos erros em passos vindouros.
Sou feita para viver nas cores do arco-íris, onde coexistem distintas tonalidades que me ensinam à verdadeira trajetória da vida e, isso mostra um horizonte vitral, em que as falhas tornam-se preceitos infindáveis. Mas, será que o horizonte vitral é realmente a transitoriedade existencial? Ou é apenas uma dissimulação para manifestar que você ainda existe no meu coração?

Autora: Élida Teles


Escrevi essa poesia há uns dois anos atrás...

domingo, 27 de setembro de 2009

Projeto "Viajando no mundo da leitura e da escrita"

Sala de cinema
Os educandos confeccionaram álbum de conto de fadas




Os educandos confeccionaram livros de história em quadrinhos














Ensinando valores éticos e morais





Álbum de fábulas confeccionado pelos educandos







Exposição de várias fábulas

Pé de livro



No dia 12 de setembro de 2009, foi realizado na Escola Madre Adelgundes Becker, a culminância do Projeto "Viajando no mundo da leitura e da escrita". Nesse sentido, objetivamos despertar nos educandos o interesse pela leitura e escrita, conscientizando-os de sua capacidade de aprender. Além disso, os objetivos específicos foram os seguintes:


Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.
Ampliar o repertório cultural e lingüístico;
Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários acerca da temática abordada;

Enriquecer o vocabulário;
Aperfeiçoar a escrita através da produção textual e reescrita;










Favorecer o avultamento criativo dos educandos através de diferentes expressões: leitura, escrita e dramatização;
Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.
Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos;
Compreender a moral implícita no texto.
Descrever a ambientação e os personagens dos textos;
Reescrever texto mantendo a sequência dos fatos.

A realização desse projeto obteve excelentes resultados!

Élida Teles























UM AMIGO ETERNO (Ananias Pereira)


AMIGO, tu és um exemplo de vida!!!
Hoje, quero de maneira especial fazer uma homenagem ao meu grande
AMIGO ANANIAS e expressar a importância de sua amizade na vida daqueles
que estavam ao seu lado!
AMIGO, lembro-me nitidamente do teu singelo sorriso
Aquele que se fazia belo a cada momento
Agora mais do que nunca sinto intensamente a tua presença
Caminho pelas ruas tentando decifrar o motivo dessa perda tão extrema, tão inaceitável
Dessa total melancolia presente no meu coração
Avulto de tristeza quando percebo que não poderei mais ouvir a tua voz...
Lágrimas, lágrimas, lágrimas escorrem sobre a minha face neste momento
O que eu vou fazer sem a tua amizade????
O meu coração está arrasado...
Ainda não me conformei com a sua partida
Prefiro pensar que está fazendo uma viagem, como sempre costumava fazer
Vou pensar assim, talvez dessa forma minimize a dor que sinto
NÂO CONSIGO ACREDITAR!
Dia 19 de Agosto, dia em que perdi o meu grande amigo...
ELE com o seu jeito humilde de ser cumprimentava a todos que estava ao seu redor
Saiba que o teu encanto irá se eternizar...
Aquele que parava para ouvir os meus problemas, me dava lições de vida
Lembro-me em um certo dia estávamos conversando e eu triste com as desilusões que a vida me proporcionara, então ele disse: “Pequena, não desista de viver, viva o hoje intensamente e não se ligue ao passado”... Isso ficou gravado na minha mente e agora recordo com saudades daquele que me elevou nos momentos mais difíceis da minha vida
Ah, como adoraria vê-lo novamente, ouvir aquela voz amiga
A sinceridade do seu olhar ainda guardo no meu pensamento
Revejo as fotos da turminha da UFAC e lá te encontro e cada vez mais sinto falta de ti
Mas, o que me consola é que eu sei que está num bom lugar
Sei que partiu para a vida eterna
Deus está contigo AMIGO!
Agradeço pela nossa amizade verdadeira
Agradeço por tudo que fizestes por mim
Continuarei a admirar o belíssimo trabalho que realizou no Vale do Juruá
E principalmente, vou continuar admirando a sua forte personalidade, a sua inteligência, a sua maneira de lidar com o teu próximo, a alegria do teu sorriso, o teu anseio de viver intensamente...
As suas “marcas” estão registradas nas pessoas que te amam, que te admiram...
E os seus amigos sentem a sua falta mais do que nunca....
ADEUS AMIGO, UM DIA VAMOS NOS ENCONTRAR NA ETERNIDADE!!!

Carinhosamente: Élida Teles.





Partilhando Nossa Emoção


O espaço da sala de aula se modifica; sentamo-nos em círculos. O silêncio passa a ocupar o lugar do diálogo. Fechamos os olhos para ouvir uma música bem suave. Essa atmosfera nos vai conduzir a um passeio imaginário. O professor vai orientando a viagem por caminhos diversos: “Para onde essa música está se levando”? “Como é esse lugar”? “Onde você esta agora”? “Como você se sente ai”? “Caminhe e sinta esse lugar”; “O que existe nele”? “”Há mais alguém com você”? “Que sensações você está experimentando”?.

No silêncio da imaginação de cada um, muitas histórias estarão acontecendo.
Depois o retorno. Pouco a pouco, de olhos abertos, música ao fundo, cada qual vai registrando o seu passeio: desenhando, colorindo, realizando suas imagens..
(Esses registros dos alunos podem ser colados numa folha de papel madeira e colocados na parede da Sala).

Eu, enquanto professora de Língua Portuguesa (6º ano ao 9º ano), realizei essa atividade com todos os meus educandos e foi uma experiência muito agradável. Vale ressaltar que, eu tinha um discente que era um pouco "revoltado", às vezes, negava-se a fazer as atividades...sendo assim, no dia que fiz esse exercício na classe, observei ao olhar para esse aluno, que lágrimas caiam de seu rosto, enquanto meditava e vivenciava um mundo diferenciado em sua imaginação. Após essa atividade, esse educando transmudou-se completamente e hoje me vê não só como professora, mas também como sua amiga.Ele nos permitiu conhecer todo o seu talento. Parabéns, querido educando!


Todos os textos elaborados pelos discentes foram afixados em folhas de papel madeira e apresentados durante a culminância do projeto "Viajando no Mundo da Leitura e da Escrita".

Labirinto Camuflado


Dentro de mim existe um labirinto oculto.
Sou capaz de imaginar a totalidade da vida.
Mas, só consigo decifrar acordes musicais...
E nesse delírio mergulho na imensidão do vazio impregnado no meu ser!

Na fúria de conhecer o que é desconhecido.
Perco-me entre passos errados.
Entre pensamentos vacilados.
Em atitudes que parecem ser exatas
Porém, não passam de abstrações.

Labirinto camuflado!
Belo esconderijo para os medos que trago durante toda a vida
Sou pequenina e nem ao menos sei fugir dessa fantasia.
E assim vou tentando decodificar o mistério que nem eu mesma sei a origem.
E nem sei a razão desse mal.

Tentar encontrar a saída desse labirinto é o que mais desejo
Todavia, descobri que não há como livrar-me dessa magia.
Terei que me conformar com a desilusão de querer o que não me pertence.

Vida! Como és tão misteriosa
Penso, penso... Mas só consigo enxergar acordes musicais
Belos vitrais...
De uma existência melancólica

Mas por que dizer isto? Se não sei o que realmente sinto.
Se é alegria ou tristeza
Nesse labirinto não consigo desvendar-me.
Fugir desse mal, bem pensei que poderia.
Mas, vejo que a vida é um jogo.
Onde a verdade surge somente no final!

Autora: Élida Teles ... (A lágrima do vento)
Essa poesia eu escrevi há uns dois anos atrás...